Exercícios de Bioestatística: uma abordagem usando o programa R

CA-ecologia-brincando-folhas-D-732x412

A aluna, Adriana dos Santos Lima, da Graduação de Estatística da UFF, teve o seu projeto de monitoria classificado em 3º lugar na 2ª Etapa da XX Semana de Monitoria da UFF 2017. Através do projeto Exercícios de Bioestatística: uma abordagem usando o programa R, a aluna, sob a orientação do professor Dr. José Rodrigo de Moraes, formulou exercícios inéditos de Estatística Descritiva, Probabilidade e Inferência Estatística aplicados a área de saúde usando dados provenientes de diferentes fontes, com o objetivo de estimular o interesse dos alunos para o estudo das disciplinas de “Bioestatística” e “Estatística Aplicada às Ciência da Vida”. Neste projeto de monitoria, a aluna divulgou e utilizou o software gratuito R para resolver os exercícios, e disponibilizou os enunciados, bem como as respostas finais de cada exercício e os comandos empregados na resolução.

Este projeto de monitoria desenvolvido no ano de 2017 foi idealizado pelo professor Dr. José Rodrigo de Moraes, do Departamento de Estatística (GET) da Universidade Federal Fluminense, no início de 2016, e surgiu da sua experiência e prática docente no ensino da disciplina de Bioestatística, e da sua convicção de que a criação de exercícios aplicados a área de interesse e atuação dos alunos é um dos meios necessários para aumentar a motivação, assimilação dos conhecimentos das técnicas estatísticas e criação de habilidades para a resolução de problemas das suas áreas específicas com o uso da estatística.

O resultado final deste trabalho você confere neste portal. (em breve!)

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.