Execute R-online

PostsEstatisticacomr3110

Ter acesso ao R online pode ser muito útil para os estudantes que estão em fase de aprendizado do R, facilita o uso prático, especialmente naquela hora em que você quer mostrar algo para um amigo que não conhece o R, tirar um dúvida sobre um comando,  usá-lo num equipamento que não o tenha  instalado, ou ainda está no celular e quer fazer uso rápido do R. Já se viu nesta situação?

Até mesmo para o professor em sala de aula, que deseja que os alunos experimentem algum comando simples do R, especialmente em aulas fora de um laboratório. Muitas vezes o professor quer mostrar uma funcionalidade do R, algo simples como fazer um histograma, calcular  probabilidades de uma distribuição normal, gerar números aleatórios, fazer um sorteio com ou sem reposição, enfim,  tarefas simples para serem feitas no R em um segundo!

Temos pesquisado como ter acesso ao R online, em setembro de 2015 publicamos   sobre o R-Fiddle, porém outras alternativas parecem ser igualmente interessantes, como é o caso do execute_r_online.  Está inserido numa plataforma de desenvolvimento integrado (IDE) com uma variedade enorme de ferramentas.

Listamos a seguir um conjunto de  opções sobre o R online, incluindo estas descritas acima e outras que encontramos:

1.http://www.r-fiddle.org/

2.https://www.tutorialspoint.com/execute_r_online.php

3.https://www.jdoodle.com/execute-r-online

4.https://rweb.stat.umn.edu/Rweb/Rweb.general.html

5.https://rdrr.io/snippets

6.rextester.com/l/r_online_compiler

7.https://rnotebook.io/

Já utilizou alguma destas? Conhece outras? Compartilhe conosco sua opinião!

Autoria: Luciane Alcoforado

 

Comments

comments

Esta entrada foi publicada em Uncategorized e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta