GoogleVis

O Pacote GoogleVis é uma API de gráficos desenvolvido pelo Google para o R permitindo que os usuários da linguagem R possam criar gráficos interativos com base em quadro de dados. São apresentados localmente, ou seja, direto do seu computador com permissão do seu IP, através de servidor HTTP e junto com o R. Para entender melhor pense no momento que você plota um gráfico no R. No canto inferior direito surge uma tela com a imagem do gráfico. Já no GoogleVis, uma aba será executada no seu navegador e lá será rodado o gráfico junto com os Gadget de configuração do gráfico interativo.

Para visualizar o gráfico você precisará estar conectado à internet e possuir um navegador atualizado pois as funções que executam o gráfico  dentro da tag html são feitas em java e os efeitos de animação necessitam do flash player (em alguns casos, não em todos).

Abaixo temos um exemplo de um gráfico feito pelo GoogleVis. Se trata de um gráfico que mostra a variação de algumas informações e características de três frutas (banana, maçã e laranja) ao longo de 2008 à 2010.

Segue abaixo o script que gerou esse gráfico:

M1<-gvisMotionChart(Fruits, idvar="Fruit", timevar="Year")

plot(M1)

Para criar gráficos interativos usando o GoogleVis você precisará:

  • Ter tanto o R quanto o Rstudio em suas versões mais atuais ;
  • Dos pacotes auxiliares :  SHINY, HTTPUV, KNITR;
  • Do pacote GOOGLEVIS.

Para ver o código html que é gerado para o gráfico pode-se usar o comando:

print(variável_que_você_está_usando,"chart")

Com isso será impresso no console o código em questão. Agora, se você deseja colocar esse código em um arquivo separado com extensão html, use o código

print(variável_que_você_está_usando,"chart", file="nome_do_arquivo")

Para mais informações sobre o pacote GoogleVis, acesse: CRAN.R – GoogleVis

Comments

comments

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta