Criando funções no R

Durante a disciplina GET00139 – Programação Estatística do curso de Estatística da UFF, aprendemos a criar nossas próprias funções no R. Essa tarefa pode ser trivial ou bastante complicada, variando de acordo com o objetivo da função. Então vamos entender alguns elementos básicos para a criação de funções.

Sintaxe

Um elemento que não pode faltar é o comando function ( ), que diz que estamos criando uma função. Vamos então partir para os elementos constitutivos do código quando criamos alguma função.

Sintaxe de uma função:

nome = function (argumento1 , … , argumento n) {

     Comandos da função

}

Nome

Precisamos dar um nome à nossa função, e já devemos ter atenção neste passo. O nome da função deve seguir às mesmas regras de nomeação de variáveis, como, por exemplo, não começar com números. Ao nome de nossa função atribuímos o comando function( ). Depois de pronta, a função será executada usando o nome que atribuímos.

Argumentos da função

Devemos pensar em quais informações nossa função irá precisar, que chamamos de argumentos da função. Se queremos uma função que calcule a média de um vetor, por exemplo, precisamos do vetor ou do somatório dos elementos do vetor e do comprimento do mesmo. Esses argumentos são colocados dentro do comando function( ) separados por vírgula.

Comandos da função

Agora entra o código que faz o que a função necessita. Dependendo do objetivo da função teremos que usar estruturas de controle, como condições ou loops, ou poderemos usar recursão. Seria impossível listar neste tópico todos os comandos que podem ser usados aqui, pois isso varia muito de acordo com o objetivo da função e algumas podem ser feitas de algumas maneiras diferentes. Basicamente todos os comandos que já conhecemos podem estar nesta parte.

O importante é que todos esses comandos que fazem parte da função devem estar delimitados. Precisamos especificar onde começa e onde acaba a nossa função, assim como fazemos com loops e com o if( ), por exemplo. Todo o código da função deve ser delimitado por chaves.

return ()

Um comando não obrigatório, mas que é bastante comum no final das funções é o return(). Nossa função vai obter algum resultado e este comando faz com que o R retorne o objeto dentro dos parênteses de return ( ) no console. Como todo código pertencente à uma função, este deve estar dentro das chaves também.

 

Depois da função criada, para executar seus comandos basta chamá-la pelo nome anteriormente escolhido e especificar os argumentos que foram colocados dentro de function ( ).

Exemplo: Função que, dados dois valores, retorna o maior entre eles.

maior = function (a,b) {

     if (a < b) {

         return (b)

      } else { 

      return (a)

      }

}

Então para usarmos a função criada acima:

a=4

b=10

maior (b , a)

Comments

comments

Esta entrada foi publicada em Uncategorized e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Criando funções no R

  1. Pingback: Anônimo

Deixe uma resposta